Muitas vezes relacionada a propósitos espirituais, a meditação oferece vários benefícios para a saúde. Há até mesmo um número de pesquisadores que comprovaram cientificamente que é uma maneira segura de equilibrar o estado físico, emocional e mental de uma pessoa. Na verdade, a meditação já é praticada há milhares de anos. Hoje, a meditação para a saúde tem sido prescrita por vários médicos para curar doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, trauma e insônia. No entanto, existem vários benefícios para a saúde da meditação que você pode não estar ciente. Aqui estão alguns deles:

Reduz o risco de doença cardíaca

De acordo com uma pesquisa particular, a meditação pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Como o pesquisador Vernon Barnes, MD, um fisiologista da Faculdade de Medicina da Geórgia, declarou em um comunicado de imprensa: “Nossos vasos sanguíneos não são tubos rígidos. Com base em seu estudo realizado em um grupo de adolescentes negros com pressão alta, a meditação melhorou significativamente a capacidade de expansão e contração do revestimento de vasos sanguíneos, conhecido como endotélio. A disfunção na habilidade do endotélio em dilatar é uma doença cardíaca inicial. Com isso, a meditação também ajuda a baixar a pressão sanguínea.

Uma maneira de aliviar o estresse

Uma das razões mais comuns pelas quais a meditação está ganhando popularidade Em todo o mundo, nos dias de hoje, é possível eliminar o estresse do dia, resultando em paz interior. Ao passar alguns minutos fazendo meditação, ela pode restaurar sua paz interior e calma. É considerado como um tipo de medicina complementar da mente e do corpo. Durante o estado de meditação, você está focando sua atenção e elimina os pensamentos confusos que podem lhe causar preocupações e estresse. Como resultado, aumenta o seu bem-estar físico e emocional.

Como um remédio antienvelhecimento

Com base no estudo da instrutora de Harvard, Dra. Sara W. Lazar, a meditação mostrou ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento no cérebro. Seu estudo forneceu algumas evidências físicas fortes de que há alguns efeitos físicos de meditação a longo prazo. Através da prática, a mente pode aumentar a espessura do córtex pré-frontal. Esse espessamento do córtex é o oposto do que geralmente acontece quando o cérebro envelhece e concluiu-se que a meditação era responsável por ele. Assim, a meditação é considerada uma das armas do arsenal de combate ao envelhecimento do cérebro.

Ajuda a perder peso

Quando pensamos em perder peso, normalmente pensamos em atividades físicas e em mudar nossos hábitos alimentares. Embora não tenhamos consciência disso, o primeiro passo para perder peso está na mente. Depois de praticar a meditação, você se sentirá mais equilibrado e calmo. Com isso, permite que você esteja no bom humor para se exercitar. Podemos já ter visto muitas pessoas que muitas vezes não conseguem perder peso fazendo dieta. Isso ocorre porque não os ajuda a comprometer-se com uma mudança de estilo de vida. Com a meditação, pode ajudá-lo a ficar determinado em seu objetivo de perda de peso.