As técnicas de respiração de meditação Qigong demonstram ser uma maneira eficiente de RELAXAR – acalma a mente, proporcionando uma sensação de revitalização profunda de dentro. O melhor de tudo, você pode fazer isso a qualquer hora, em qualquer lugar. Se você sentir que vai ter uma atividade estressante à frente, tudo o que precisa é de 5 minutos sentado, de pé ou deitado. E então você está pronto para a Respiração de Qigong Embrionária.

A respiração de qigong embrionária é um processo de ajuste da respiração. É um refinamento gradual da respiração para cultivar e circular o qi interno. Isso é chamado de chave para destravar o estado mental do qigong. Pode ser fácil para as pessoas que naturalmente respiram a barriga – uma respiração vinda do umbigo e terminando no seu umbigo.

Esta chamada “Respiração Fetal” pode ser feita através do seguinte processo:

Encontre uma maneira de relaxar. Independentemente da sua posição – sentado, em pé ou deitado – prepare-se relaxando.
Suavemente, coloque a sua língua contra o céu da boca. Este é o seu acesso para conectar seu circuito interno de energia.
Imagine abaixar sua mente até o abdômen. Isso geralmente é chamado de Dan Tian. Apenas 3 dedos abaixo do umbigo, coloque uma de suas palmas nessa área e coloque a outra bem acima dela.

Respire devagar e relaxe mais. Respire nas palmas das mãos, mas não tente forçar ou empurrar o abdômen. Naturalmente, sua barriga inferior deve se expandir para fora. Expire para contrair a barriga e observe como as palmas das mãos entram e saem à medida que você respira. Tome seu minuto ou dois fazendo este ritmo de respiração.

Continue fazendo a etapa anterior, com um parceiro dessa vez. Peça-lhe para colocar as palmas das mãos de ambos os lados como se estivesse sentindo seus rins. Imagine que você está respirando de lado, enquanto as palmas das mãos do parceiro entram e saem. Faça 5-6 ciclos de respiração para isso.

Continue os passos 4 e 5, da parte de trás desta vez apenas o oposto do seu abdômen. Você pode pedir ao seu parceiro para colocar a palma da mão na parte inferior das costas e visualizar como se estivesse respirando de lá. Imagine que todo o seu tronco inferior se expande à medida que você expira e contrai ao inspirar – fazendo da sua barriga inferior o epicentro de cada onda de sua respiração. Faça isso nos próximos 4-8 ciclos respiratórios.

Deixe-me felicitá-lo! Você acabou de fazer um dos mais importantes exercícios de respiração do Qigong. Você pode fazer isso sempre que quiser, sempre que tiver o luxo do tempo. Será útil observar como os bebês dormem e imitam como respiram. Então você sabe que está no caminho certo para dominar a técnica da Respiração Qigong Embrionária.